Hyundai i30 quer ser líder. Será que dá?
Não, você não leu errado. Na apresentação do Hyundai i30 (a avaliação do modelo feita pelo multimídia João Anacleto você confere clicando aqui), Carlos Alberto de Oliveira Andrade, importador da marca no Brasil, afirmou que o objetivo é vender entre 2 000 e 3 000 unidades por mês do hatch. CAOA não disse abertamente, mas é número para ser líder do segmento.
O João falou e escreveu que o carro é muito bom. Não duvido. Mas o preço, principal atrativo dos carros da Hyundai aqui, não agradou: ele parte de R$ 54 000 e chega a R$ 72 000. Ok, o lançamento chega bem equipado, mas não seduz com o selo de “bom negócio” estampado no para-brisa, fator que levou o Tucson a ser o fenômeno que é hoje.
É claro que com o tempo os preços cairão, mas tenho cá minhas dúvidas se o comprador de carros tradicionais como VW Golf, Fiat Stilo, Ford Focus e Peugeot 307 (temos ainda Citroën C4 e Nissan Tiida, menos conhecidos por serem mais novos, mas também no páreo) vai assinar um chequinho na concessionária do seu CAOA sem ter uma grande vantagem no bolso.
Como o Focus, o i30 peca por não ser flex, mas é uma bela novidade em meio a tantas velharias (desses aí, só o Ford e o C4 realmente tem coisas novas para mostrar), o que já lhe dá boa vantagem sobre os concorrentes. Mas para vender mais de 2 000? Será que dá? A enquete está bem apertada.
Posted in Carros, Lançamentos, Mercado




Junho 16th, 2009 at 7:36
Bater o atual Golf (Dinossauro) vai ser moleza, apesar do preço atual do I30, que tende a se acomodar em breve. Quanto ao Novo Focus, quando tiver o motor flex, ai não tem para ninguem.
Junho 16th, 2009 at 8:09
Gostei bastante do I30, design legal ( não é um primor, mas…) equipamentos bem interessantes em relação a mesmisse dos equipamentos que Stilo, Golf e outros oferecem. O interior do carro também me agradou muito e parece que vai ser um foguetinho.
Mas é como o Gerson disse, o carro peca por não ser flex, isso com certeza atrapalhará seu número de vendas, mas ainda acredito que venderá bem, a Hyundai já provou que tem carros de qualidade e ainda oferece 5 anos de garantia. Se for flex, eu acho que tem tudo pra ser líder, o único que eu acho que pode competir com esse i30 atualmente na categoria hatchs médios é o Focus mesmo, mas também peca por não ser Flex.
Existe alguma previsão do Focus ou desse i30 vierem a adotar motores flex?? Se alguem puder me responder eu agradeço. Sem mais.
Junho 16th, 2009 at 8:26
i30 líder, não dá não!
Os coreanos ficaram iguais aos japoneses: malandros.
Não dá para encarar o i30 por mais de R$ 50.000,00.
O Tiida está nesta briga e tentando entrar no mercado.
A vida para o i30 será pior do que já é para o Tiida.
Junho 16th, 2009 at 9:52
Sem motor flex, sem chance, nem pensar.
Este é o requisito mínimo.
Podem fazer o design que for e colocar os opcionais mais inovadores.
Pagar metade do preço para rodar é crucial.
Abraços.
Junho 16th, 2009 at 10:21
Eu acho que dá sim. Basta acomodar o precinho de lançamento que tá salgado. Depois, não tem quem tome. O carro é muito bem acabado e a julgar pelos outros produtos da hyundai, tem qualidade. Golf? já tá cansado com essa cara que pouco muda há anos. E o Focus, conquanto possa ter qualidade, é sem sal, sem graça.Tô esperando baixar um pouquinho pra comprar o meu.
Junho 16th, 2009 at 10:23
Pra ser líder faltam duas coisas: Produção nacional e motor flex. i30 Nacional, motor flex, 5 anos de garantia, R$50 mil: não tem carro melhor.
Junho 16th, 2009 at 10:27
Se não for flex, não chega nem perto. E o preço tem de compensar a falta de postos de atendimento, para o consumidor desse nível sair dos tradicionais.
Junho 16th, 2009 at 11:06
Como já havia dito antes:
Bom motor, bom acabamento, bom design, suspensão traseira independente, o único senão é um antiquado câmbio automático de quatro marchas. Só pecou no preço (não que seja caro pelo que entrega), pois fugiu da política da Hyundai de entregar mais por menos. Pelo valor que está sendo oferecido, a maioria dos consumidores irão preferir algum produto mais “nacional”. Se fosse fabricado por aqui e com tecnologia flex, talvez desbancasse o Focus do posto de melhor hatchback médio fabricado atualmente no país; Isso se o custo da fabricação nacional (é caro produzir veículos por aqui e todos sabem porque) o levasse a ter um menor preço. Infelizmente, a Hyundai adiou a construção da fábrica que iria produzir o i30 no Brasil.
Junho 16th, 2009 at 12:42
Vi este carro na CAOA na Av. Sumaré e me decepcionei. A princípio o modelo básico viria com uma série de equipamentos, incluindo bancos e volante revestidos com couro. Mas mudaram de idéia e deixaram o básico “mais básico”.
Há uma clara economia nos plásticos e tecidos de revestimento do interior, se compararmos aos rivais do segmento. A qualidade da pintura também não agrada, há uma textura de pele de laranja muito pronunciada.
Um amigo ia encomendar o i30, estava comigo na ocasião, acabou desistindo.
Mas é aquela coisa, talvez seja um carro bom de guiar, resistente. Contudo, como o Gerson comentou, não tem o apelo de venda dos outros modelos da marca.
Junho 16th, 2009 at 13:29
pode ate vender muito, mas quem comprar agora, tem que estar preparado pra daqui uns meses, o mesmo carro O Km, estar com um preco muito menor. é comum com carros da hyundai Sao lancados num valor mais alto e depois baixam muito o preco, desvalorizando os semi-novos. vejam o azera, o santa fe e o proprio tucson.
Junho 16th, 2009 at 15:12
Acho que ser flex pesa muito.
Mas o que mais pesa mesmo, na minha opinião, é a falta de “tradição” da marca… Golf, astra, stilo, estão todos acabados e defasados, mas são projetos com qualidades (e defeitos) que todos conhecem, então são uma compra segura.
Naõ estou defendendo quem escolhe esse ou aquele, só acho que para esse carro ser líder precisa ter um argumento de venda muito forte. Não sendo flex nem tendo tradição, só restou o preço - que não está sedutor…
Junho 16th, 2009 at 15:34
Não dá.
Que tal um Subaru Impreza na mesma faixa de preço?
Bem mais atraente, não?
Junho 16th, 2009 at 17:13
Não dá para ser líder. Ponto.
Junho 16th, 2009 at 19:01
Assim como o Kowalski fiquei meio decepcionado quando vi o i30 de perto. Até achei bonito, mas nesse preço é apenas mais uma opção. Está na média que o mercado oferece, mas sem o “flex”
Junho 16th, 2009 at 22:51
Dizer quer ser líder no carro importado é um exagero, pois temos imposto de importação e outras dificuldades por ser importado. É o melhor da categoria e vai vender bem, mas nunca será o lider por causa do preço.Nem o FOCUS vai ser lider por ser argentino. Vai dar dor de cabeça com as peças.
Junho 17th, 2009 at 13:42
Como falou o Felix, é apenas mais uma opção. Nem de longe tem condições de ser líder do seu segmento. Talvez a previsão de 100 a 200 unidades por mês seja mais realista. A Hyundai está se achando por aqui por causa do Tucson. Mas vai levar um belo balde de água fria com esse i30, ah se vai…
Junho 25th, 2009 at 10:48
200 por mes??? Isso vende o Tiida que é a coisa mais feia do mundo!!
Julho 1st, 2009 at 10:55
Testei este carro recentemente, e tirando o Focus hatch, esse é o melhor carro da categoria. O preço ainda é muito salgado.Porém, em qualidade, ele está acima do Golf, do 307, do Stilo e do Vectra GT/GTX. Está na mesma linha com o C4.
Julho 26th, 2009 at 21:28
Podem falar o que for, o i30 é carrão, concordo que peca em não ser flex e o preço não ser dos mais baratos, mas a Hyundai a cada dia tem mais força no mercado… é só se informar pra ver. É só uma questão de tempo pra ver o i30 deslanchar!!! E tb ele não é carro pra qualquer um, tem que ser caro mesmo, senão vira carne de vaca como os outros…
Setembro 19th, 2009 at 0:04
O i30 2.0 é lindo, confortável, super esportivo,silencioso, de impressionante estabilidade, e tem versão c/ 8 air bags. Meu vizinho comprou e está maravilhado. Aliás o carro dele virou atração na garagem do prédio. Quanto a não ser flex, há quem não goste do ácool como eu por exemplo. Ruim é para quem compra carro contando os centavos nas 60 parcelas, neste caso é melhor mesmo ficar com um Palio.
Outubro 27th, 2009 at 23:52
Sem comentários, eu fui à concessionária só para ver o carro, não era fã da marca, mas fiquei apaixonado! O acabamento do carro destrói qualquer um da concorrência a um preço de 64000 com câmbio automático, ar digital, teto e etc!
Novembro 11th, 2009 at 14:34
Esse I30 é o melhor carro dessa categoria que já apareceu no Brasil. Sou um fanzão de carteirinha e tudo mais. Ele é muito ágil e, com relação a ser flex, já tive um super carro flex e detestei quando fiz a comparação com o normal( sem ser flex). Quando a gente abastece o flex tem a sensação de pagar pouco. Quando faz a conta dos centavos x litros a conclusão é de nunca mais abastecer com alcool. Além de gastar mais, atualmente, o combustivel brasileiro é de gastar menos dinheiro. Quando coloca gasolina e paga um pouco “mais caro”, nota-se que a autonomia aumenta e muito. Nos motores 1.8 é aconselhável usar somente gasolina, se usar o alcool, a autonomia cai pela metada enquanto o álcool está uns 30% só mais baixo. Agora é só concluir: se paga 30% menos, qual é a melhor autonomia???
Guga.
Dezembro 1st, 2009 at 19:01
Na verdade esse povo gosta muito de falar.
O carro é show de bola, não tem nenhum carro atualmente no mercado que se compara com o I30. O CARRO ALÉM DE SER LINDO, TEM UM INTERIOR IMCONPARAVEL.
AGORA O DITADO É ASSIM:
É FACIL FALAR O DIFICIL MESMO É TER UM.
HAHAHAHAHAHAHA….
GALERA É SÓ JUNTAR O DINHEIRO O ANO INTEIRO QUE VCS ACABAM COMPRANDO O MAIS MODERNO CARRO DA HYUNDAI QUE SE COMPARA MUITO COM O CHARMA DA BMW SERIE 1.
BOA NOITE A TODOS.
Dezembro 1st, 2009 at 19:01
Na verdade esse povo gosta muito de falar.
O carro é show de bola, não tem nenhum carro atualmente no mercado que se compara com o I30. O CARRO ALÉM DE SER LINDO, TEM UM INTERIOR IMCONPARAVEL.
AGORA O DITADO É ASSIM:
É FACIL FALAR O DIFICIL MESMO É TER UM.
HAHAHAHAHAHAHA….
GALERA É SÓ JUNTAR O DINHEIRO O ANO INTEIRO QUE VCS ACABAM COMPRANDO O MAIS MODERNO CARRO DA HYUNDAI QUE SE COMPARA MUITO COM O CHARMA DA BMW SERIE 1.
BOA NOITE A TODOS.
Dezembro 4th, 2009 at 14:02
O Carro é SENSACIONAL…Comprei um AT + TETO. Até hj tem pessoa que vira a cabeça para ver a Máquina Potente que dá pau no NEW CIVIC passar. A Questão de Flex ou não, isso nos dias de hj tá igual. Existe muitos invejosos que querem ter e fica criticando. Vai comprar um Punto.
Dezembro 5th, 2009 at 23:12
Comprei o carro e é show de bola. Comprar um i30 e ficar pensando na economia de combustível, é melhor ficar no palio. Realmente são para poucos.
Ricardo
Janeiro 6th, 2010 at 15:32
O meu chega essa semana. Para quem não acreditava no sucesso, basta verificar a quantidade emplacada em DEZ…3.348 no mês, ultrapassando a droga do Punto, ficando com 8,16% do mercado no segmento hatch…havia gente que acreditava em 200 por mês…há espera de 20 a 30 dias nas concessionárias…o carro é show…Quanto a, ser flex, é pura ilusão…
Janeiro 6th, 2010 at 16:10
i30
Janeiro 12th, 2010 at 20:07
Afinal, o 130 ainda é importado ou já está sendo montado aqui no Brasil?
Janeiro 15th, 2010 at 22:05
Tb to de olho nesse carro, mas o bravo vem ai.
Janeiro 19th, 2010 at 15:56
Em primeiro lugar quero dizer que ao escolher meu carro coloquei muitas variáveis na balança antes de escolher, e decidi pelo Novo Focus GLX.
Vamos a escolha
Desempenho , consumo, manutenção, preço de revenda, tradição, qualidade do interior, qualidade de construção, valor do seguro. Em todos esses itens o Focus o é o melhor ou chega muito perto e no fim ele é o melhor no equilíbrio.
Vou citar alguns pontos que considerei acabamento versão básica (i30 manual gls) x básica(focus glx manual) > o i30 e o focus são muito parecido, a mais o i30 tem o piloto automático e o rebatimento dos espelhos e o focus tem travamento das portas e vidros elétricos automáticos, sim o i30 não tranca as portas e não sobe o vidro sozinho(fiquei horrorizado e mais os espelhos se vc esquecer de apertar o botão não voltam pra posição certa).
No exterior o i30 tem 3 coisas que o focus não tem que eu acho bacana ou faróis de neblina, os faróis tipo canhão e as rodas 17, design é questão pessoal para discutir aqui, então não vou citar nada a respeito.
Fiz teste drive em vários modelos como o c4, Vectra gt, focus,i30,307 e como prazer ao dirigir na estrada o focus está em outro patamar (comprovei isso na pratica já com o meu carro)
Segurança, a versão top do i30 da um show no numero de arbags, mas ao ler sobre os teste feitos em ambos o focus é muito superior em segurança, testes feitos na Europa deram ao focus e ao volvo c30 o posto de hatchs mais seguros da Europa.
Quando botei na ponta do lápis as despesas x o beneficio foi que tive certeza de que o focus traria menos dor de cabeça e mais prazer , primeiramente o preço do seguro mais barato pro focus e a manutenção mais em conta não so na hora do que tem programado, mas principalmente no que não esta programado.
Depois da compra……..
Bom depois de um mês com o focus comecei a ouvir muito bem do i30, principalmente em revistas…
Como sou racional bateu uma nova duvida se tinha comprado o carro certo, ai uma amiga que tem o i30 encontrou um senhor buraco pelo caminho e aqueles problemas inesperados que eu falei vieram a confirmar uma de minhas antevisões, para consertar o i30 era so trocar 2 pneus 2 rodas e barra de direção dianteira, bom por partes, obvio que ela acionou o seguro , porem so pra constar cada roda costa R$4000,00 e o problema não foi esse, eles não tem a dita barra a pronta entrega tem que vir da correia e resultado 1 mês sem i30 andando de carro alugado.
Bom estou com o focus a 6 meses e sabe o que desço nestas idas e vindas da praia nos finais de semana, não tem pra ninguém quando o assunto é andar forte!! Vou detalhar …
Domingo estava eu voltando pela rota do sol (estrada que liga a serra ao litoral no RS), e um i30 passou por mim com um tunts e numa lenha que me fizeram ficar com vontade de ver se o bicho andava mesmo! hehehe
Estávamos próximos a subida da serra, e tem pista dupla em uma boa parte do trecho assim que alcancei o i30 parece que o motorista dele entendeu minha intenção de ver qual bixo anda mais e daí pra diante foi um duelo, no quesito força e potencia tenho que dizer que os dois são muito mas muito parecidos, mas quando o assunto é curva o focus ta em outro nível deixa o i30 para traz com muita , mas muita facilidade… hehehe pelo que percebi em curvas de alta ele reage muito parecido com o focus, porém quando a curva aperta um pouco ou o piso tem alguma irregularidade o focus é mais estável. Tanto é que nos túneis (metade da serra) eu não vi mais o i30, achei que ele tinha tirado o pé, mas foi eu reduzir o ritmo pra ver que ele tava ali atrás, numa pequena reta vinha ele quente querendo revanche, deixei emparelhar e voltei a acelerar com vontade, resultado cheguei primeiro de novo no topo da serra, quando achava que íamos parar a brincadeira passa ele por mim e da aquele “vrum vrum” clássico, não me agüentei tinha que ver se ia mesmo, o topo da serra tem retas de 2 a 3 quilômetros com curvas bem suaves, perfeito pra sentar a bota, ao recomeçar a brincadeira o i30 esta na minha frente não estava dando pra alcançá-lo o suficiente nas retas curtas, sinal de os motores são muito parecidos, porem de curva em curva encostei de novo, numa reta que tem uns 3 quilômetros aceleramos juntos ate os 190 km/h ai a minha surpresa ou ele tirou o pé ou so vai até isso mesmo, pois passei por ele e continuei a acelerar até os 215 km/h e nada do i30. Foi show, senti que tinha acertado na escolha afinal o desempenho tinha um peso enorme na minha escolha !!
Janeiro 20th, 2010 at 12:49
Quem tem o I30 sabe que vem com travamento de portas e abaixa o vidro num toque…nos estandes de vendas não estão programados ainda…quando você vai buscar a programação já está feita…para que os vidros, o retrovisor retrátil (muito útil), o teto fechem com o toque do alarme é só instalar um módulo…não conheço a fundo o Focus mas conheço bem a Ford…o dia que precisar de assistência técnica, talvez mude de idéia…com relação a peças, basta ter um Peuugeot, que é fabrica no RJ e terá os mesmos problemas…com relação a ser sucesso de vendas, os números de DEZ mostram quem está na frente…com relação as rodas, pagaria mais por elas…não encontrei ainda carro nesse patamar com rodas tão bonitas…sobre testes, não dá para comparar carros brasileiros com máquinas européias/americanas…sobre motor, que tal disputar com uma ferrari…talvez terá que ter uma lamborghini…fico pensando na ignorância de escrever que chegou a 200 e tantos km por hora ignorando os riscos que gerou no trânsito…melhor você colocar sua mão na consciência ao invés de ficar comparando e querendo ser o melhor…cada carro tem seu espaço e sua paixão…
Janeiro 25th, 2010 at 16:30
Eu entendo a respeito dos 200km/h , carro é paixão , e pela razão, paixão e linhas sou bem mais o Focus, abraço…
Fevereiro 1st, 2010 at 18:35
Éeee… pra quem falava mal do carro, tem só 4 meses que ele é o lider de vendas!!!! CHUPA essa!!!
O carro é show de bola… super seguro, estável, confortável, e acima de tudo confiável…
Dá-lhe i30…
Fevereiro 1st, 2010 at 18:45
KKkkkkk… quanta porcaria escreveram nesse blog!!!! Muitos que disseram mal do i30 devem estar andando em um hoje!!! Ser líder???? Só tem 4 meses que está na liderança… TOMA GOLF… TOMA FOCUS… TOMA… O carro é show… pego um pra mim logo… logo…
Fevereiro 7th, 2010 at 9:42
O I30 JÁ É LÍDER COM FOLGA!!!
O ÚNICO CONCORRENTE QUE ME DEIXOU COM DÚVIDAS NA ESCOLHA FOI O FOCUS,MAS O INTERIOR DA VERSÃO DE ENTRADA É MUITO POBREZINHO E A VERSÃO GUIA É MUITO CARA.
VOU COMPRAR UM I30 SEM MEDO!!!
QUANTO A SER FLEX PRA MIM NÃO FAZ A MENOR DIFERENÇA,NUNCA ABASTEÇO COM ALCOOL,É MUITO CARO E TEM POCA AUTONOMIA.
Março 11th, 2010 at 17:49
Não dá para comparar nenhum hatch médio com o i30..acabamento, segurança,etc..
O Focus desvaloriza um absurdo, e o i30 está fazendo tatnto sucesso que terá pouca margem de perda, como o new civic.
Por favor , não comparem o focus com o 130..o 130 dá 30 a zero no focus..
I30 Flex???que porcaria!!!Um carro desse merece só gasolina.Nunca vou deixar de comprar um 130 por causa disso, aliás, comprei o meu i30 e foi sem dúvida a melhor escolha entre focus, c4,stilo, vectra,golf…
São carros que não se renovam!!!o i30 veio para acabar com todos!!!
Março 17th, 2010 at 23:46
Nosso amigo equilibrio fez algumas colocações e comparações entre os dois carros, mas temos que atentar a alguns detalhes que não foi relatado por ele….vamos lá..
Primeiramente, concordo que o Novo Focus é um bom carro, com bom motor, porém peca no acabamento (comparado com o I30 GZ20 - intermediário com o equivalente do concorrente Ford). Esse papo que foi eleito o mais seguro na Europa e comparar com um Volvo…acho que se empolgou um pouco. Ambos são seguros e tiveram boa colocação nesse quesito.
Quando menciona: (fiquei horrorizado e mais os espelhos se vc esquecer de apertar o botão não voltam pra posição certa)…não me lembro do Focus ter esse opcional…então não há motivo de se horrorizar…
Quanto ao travamento de portas e levantamento dos vidros, são oferecidos na concessionária no ato da compra. Caso não consiga negociar, um módulo não custa mais que 150,00.
Sua amiga realmete teve azar…mas é o preço por andar num carro esportivo com “lindas” rodas com perfil baixo (o custo é consequencia). Diga-se de passagem as rodas do Focus não são lá muito bonitas..a Ford podia ter caprichado mais. Ponto pra sua amiga..primeiro pela compra, segundo que entendo que comprando um carro de 60 mil, o preço da franquia não será problema, e o tempo de espera aguardando a peça chegar da Corea, tende a acabar, ja que o carro se tornou um dos mais vendidos no Brasil.
Agora, no “Rachão” que tirou em sua viajem, pelo que entendi no início, seu carro deve ser manual e com certeza disputou com um I30 automático…e mesmo assim vc quase se deu mal…talvez se tivesse competido com um melhor motorista talvez não estivesse tirando vantagem.
Mas tudo bem, vi que no outro comentário abaixo você demontra certo arrependimento da primeira compra…mas ó..acho que a Hyundai não pagará muito pelo seu carro na troca…
Não muito valor de mercado..ele não esta vendendo tanto quanto o I30!
Março 29th, 2010 at 15:27
Aqui com certeza está cheio de adolescente. Não condiz com o mercado.
Abril 9th, 2010 at 10:52
fomos os primeiros a comprar e dar boas referencias so que nao contavamos o o descaso da revisao e garantia o cambio veio com defeito(pessimo p/engatar enrolaram e nao deram garantia
Abril 26th, 2010 at 12:49
Eu estava em dúvida entre o I30 e o Honda City, escolhi o Honda porque o seguro é muito mais barato, melhor espaço interno e acho que vou peder menos dinheiro na venda, mas isso não quer dizer que acho o carro feio, acho lindo, mas penso no meu dinheiro que é muito suado, se esse carro bate tô perdida para consertar mesmo com seguro.
Maio 6th, 2010 at 18:41
olha criticar esse carro no minimo é inveja de não poder ter um, o carro é lindo cheio de opcionais carro seguro com 5 anos de garantia, quem dá 5 anos num carro é porque o carro é show de bola, agora os rivais deles ja estão ultrapassados mesmo o focus que é um bom carro ja deu o que tinha que dar. vou fazer um esforço e comprar um
Julho 6th, 2010 at 23:31
Minha mulher quer um i30 eu quero um Focus GUIA, a briga ta feia aqui em casa…
Na verdade acho que os dois se equivalem em varios quesitos masssssssssss…….
Na minha opinião, para comprar agora, acho q o focus é opção um pouco melhor devido a uma maior rede de concessionárias , ser flex (coisa q o i30 não vai demorar muito a ser … aí quero ver qto esses a gasolina irão valer.), e mais facilidade de encontrar peças de reposição.
Agosto 5th, 2010 at 11:13
Almir, os 5 anos de garantia o obriga a fazer as revisões a cada 10.000 kms somente nas autorizadas Hyundai e elas custam mais de R$1.500,00 cada uma, podendo chegar a volores (mais) absurdos ainda quanto maior for a quilometragem.
Essa mesma garantia de 5 anos não é total e sim sobre determinadas partes (motor e cambio) do veículo. Várias peças não estão cobertas pela garantia. Isso esta escrito no proprio manual da Hyundai.
Ah, tenho um Santa Fe 2009 e falo por conhecimento próprio.
Agosto 24th, 2010 at 18:28
gostaria de saber qual a calibragem dos pneus?
Agosto 30th, 2010 at 23:19
Revisão de 1500,00??? Tá maluco??? Vc trabalha na ford? ou na vw? a primeira revisão sai por menos de 400,00. temos 4 carros da hyundai em casa e até a bateria do azera que ja deu pau 2 vezes em 2 anos os caras trocaram sem cobrar 1 real…uma grande empresa crescendo cada vez mais e que infelizmente em breve começará a cobrar pela marca